Modernismo

A Prefeitura de São Paulo oficializou em Decreto a criação do Grupo de Trabalho “Modernismo 22+100”, a partir da Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de preparar as reflexões e comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. 

Atuante desde fevereiro de 2021, o grupo de trabalho prepara uma série de ações com vista nas celebrações. Os debates do Ciclo Modernismo 22+100, que serão uma série de encontros entre personalidades da cultura e da cidade de São Paulo, formarão as bases para uma curadoria conjunta para as celebrações.

O planejamento para 2022 envolve não apenas as datas da Semana, entre 11 e 18 de fevereiro de 2022, mas também um conjunto de ações estruturantes, além de  uma programação que vai atravessar o calendário cultural da cidade, partindo do Aniversário de São Paulo, passando pelo “Carnaval da Pauliceia Desvairada”, até o bicentenário da Independência.

Com o Ciclo, a Prefeitura e a sociedade elaboram juntos e de maneira democrática uma celebração que vai representar o reencontro de São Paulo com ela mesma e com a cultura, nas palavras do Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo, Alê Youssef. “É muito especial que esse reencontro ocorra com os valores do Modernismo, de multiculturalismo, diversidade e antropofagia.” 

O projeto vai também engendrar reflexões sobre como estabelecer na cidade um Novo Modernismo – cujo eixo nasce nas periferias, com diversas expressões culturais autênticas e significativas para um novo pacto civilizatório. Os Centros de Referência para esse debate, serão nove Bibliotecas Municipais, que permitirão a integração dos equipamentos da Secretaria e os territórios da cidade à discussão.

“O Novo Modernismo é a antropofagia a partir das periferias”, diz Youssef. “Muito da cultura brasileira a partir de 1922 foi antropofágico: o Carnaval de Rua, o Tropicalismo, o Punk da Periferia, o Hip Hop, o Funk.”

O decreto também institui uma Comissão de Instituições Culturais “Modernismo 22+100”, para a construção de um calendário cultural público-privado. A Comissão será integrada por representantes de instituições de grande relevância no contexto acadêmico, histórico e cultural da Cidade de São Paulo.

“O ano de 2022 será fundamental na História do Brasil, e o Modernismo 22+100 vai além da celebração de uma efeméride para ser uma das formas de contribuir com o debate cultural, em um momento em que precisamos restabelecer a inteligência e a criatividade como fatores centrais para o desenvolvimento social, econômico e humano no país”, conclui o Secretário. 

Leia aqui o Decreto Nº 60.196 de 23 de abril de 2021

Com destacada atuação em seus campos de trabalho na cultura, nas artes e no cenário intelectual, os participantes do Ciclo poderão expor suas visões e ideias sobre o assunto e contribuir para a construção e elaboração dos festejos e das ponderações sobre o Centenário. 

Serão 20 encontros públicos reunindo os participantes do Ciclo, formando uma curadoria conjunta. Os grupos de até cinco pessoas resultarão em reflexões e elaborações a partir de três eixos temáticos: Linguagens, Territórios e História. Os encontros começaram em abril de 2021. 

Os encontros estão sendo gravados, transmitidos de maneira online e serão transformados em outros produtos culturais, como vídeos curtos e publicações para divulgação pública, ampla e gratuita do debate, compartilhado com a sociedade. 

O conteúdo gerado pelo Ciclo Modernismo 22+100 também será compartilhado com a Secretaria Municipal de Educação para utilização em atividades extracurriculares em 2022.

O Centro Cultural São Paulo e o Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria realizam dois concursos artísticos: um para cartaz e logomarca do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922; e o outro para um monumento em homenagem ao centenário.

Os Centros de Referência do Novo Modernismo serão estabelecidos nas seguintes Bibliotecas Municipais:

  • Zona norte

Brito Broca (Av. Mutinga, 1425 – Vila Pirituba)

Álvares de Azevedo (Praça Joaquim José da Nova, s/n – Vila Maria)

  • Zona sul:

Marcos Rey (Av. Anacé, 92 – Jardim Umarizal)

Amadeu Amaral (R. José Clóvis de Castro, s/n – Vila da Saúde)

  • Zona leste

Cassiano Ricardo (Av. Celso Garcia, 4200 – Tatuapé)

Cora Coralina (R. Otelo Augusto Ribeiro, 113 – Guaianases)

  • Zona oeste 

Camila Cerqueira César (R. Valdemar Sanches, 41 – Butantã)

Alceu Amoroso Lima (Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros)

  • Centro

Mário de Andrade (R. da Consolação, 94 – República)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support