Modernismo

Prefeitura de São Paulo lança concurso de cartazes e monumento para o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Editais estão no contexto do “Modernismo 22+100”, grupo de trabalho da Secretaria Municipal de Cultura que prepara as celebrações e reflexões sobre a data; Inscrições estão abertas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre nesta terça-feira, 4, inscrições para dois concursos artísticos no contexto da celebração do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 “Modernismo 22+100”: um para a elaboração de um monumento para a cidade, e outro para um cartaz que vai simbolizar as celebrações.

As inscrições estão abertas. Para o edital de monumentos, o período termina no dia 7 de julho. Para o de cartazes, no dia 17 de julho.

Clique aqui para ler o Edital de Concurso Cultural nº 01/SMC-DPH/2021 – Monumento em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Clique aqui para ler o edital do Concurso de Cartazes CCSP – Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Monumento

O concurso de monumentos vai escolher uma obra para ficar na Praça das Artes (na esquina da Avenida São João com a Rua Formosa, de frente para o Anhangabaú) e é coordenado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), da Secretaria Municipal de Cultura. O monumento será definitivo.

As inscrições vão até o dia 7 de julho de 2021 e podem ser realizadas pelo email concursomonumento1922@gmail.com . Podem concorrer pessoas jurídicas, sendo aceitos também trabalhos realizados por equipes coordenadas por um responsável legal pelo projeto. Cada proponente pode inscrever apenas um projeto, mesmo se um deles for em equipe.

Clique aqui para ler o edital.

Confira a lista de habilitados

Cinco critérios serão utilizados para a avaliação: clareza da proposta, originalidade da proposta, habilidade em relacionar a proposta com o entorno imediato, habilidade em termos de formas e materiais para execução da obra e viabilidade da obra.

De acordo com o edital, o material e técnicas utilizados para confecção da obra devem ser resistentes e possuir alta durabilidade em relação às intempéries e ações humanas, tendo em vista sua exposição ao ar livre, e ser sem pedestal. A escultura deverá ter linguagem artística atual e dialogar com a ambiência do entorno onde será instalada.

Eventuais consultas e pedidos de esclarecimentos referentes ao processo de inscrição poderão ser enviadas através do e-mail oficial do concurso: concursomonumento1922@gmail.com, até a data limite das inscrições. O “Edital de Concurso Cultural para Seleção de Monumento em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922” é regulamentado pela Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, Lei Municipal nº 13.278 de 7 de janeiro de 2002; pelo Decreto Municipal 44.279, de 24 de dezembro de 2003.

Cartazes

Concurso de Cartaz para o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 será coordenado pelo Centro Cultural São Paulo, também ligado à Secretaria Municipal de Cultura. O edital vai selecionar um cartaz vencedor, dois finalistas, em segundo e terceiro lugar, e 17 menções honrosas.

As inscrições serão realizadas através de formulário online, no seguinte endereço: https://forms.gle/TdemhiFnR8K6W45a7, no período de 4 de maio a 17 de julho de 2021. O sistema de inscrição online será encerrado no dia 17 de julho de 2021 às 18h no horário de Brasília. A proposta gráfica deve ser em formato vertical.

Clique aqui para ler o edital.

O “Concurso de Cartazes CCSP – Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922” vai escolher um cartaz como peça de divulgação da programação comemorativa do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O cartaz selecionado será usado como imagem ilustrativa para todo o material de divulgação da Prefeitura sobre o assunto. Uma exposição no CCSP também exibirá todos os 20 selecionados.

Serão aceitas inscrições individuais e de grupos de artistas cuja produção tenha autoria coletiva. No caso de inscrição coletiva, as condições de participação deverão ser preenchidas por todos os integrantes do grupo. Informações e dúvidas gerais sobre o edital poderão ser obtidas pelo e-mail: concursodecartazesccsp@gmail.com.

Os critérios utilizados para a seleção serão os seguintes: adequação gráfica e estética ao tema (Comemoração do Centenário da Semana de Arte de 1922) e qualidade artística da proposta gráfica (originalidade, mérito estético e artístico, impacto cultural, social e econômico, inovação e originalidade da proposta gráfica). O “Concurso de Cartazes CCSP – Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922” é regulamentado pela Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e Lei Municipal n° 13.278/02.

Clique aqui para ler mais sobre o Modernismo 22+100.